Na quinta-feira, 12 de setembro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu manter a multa de R$ 80 mil imposta ao Botafogo em função do episódio envolvendo bonecos enforcados com os rostos do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da mandatária do Palmeiras, Leila Pereira. O incidente ocorreu no dia 17 de julho, antes da partida entre o Botafogo e o Palmeiras, realizada no Estádio Nilton Santos, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O alvinegro carioca foi denunciado com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por não ter prevenido e reprimido a desordem em sua área de desporto. Embora o episódio também pudesse ter levado à perda de mando de campo de uma a dez partidas, a punição aplicada limitou-se à multa financeira. O clube carioca havia entrado com um recurso contra a decisão, que, no entanto, foi negado.
Torcedor do Botafogo será banido
O caso gerou ampla repercussão após a Polícia Militar do Rio de Janeiro identificar o autor dos bonecos. O indivíduo, membro de uma das principais torcidas organizadas do Botafogo, já foi denunciado ao Ministério Público, que solicitou o banimento do torcedor dos estádios. A punição do STJD reflete a seriedade da infração e a necessidade de medidas para evitar comportamentos semelhantes no futuro.
Leia também
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.